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Tesla se juntará ao S&P 500 como a maior nova empresa de todos os tempos do índice

Empresa de Elon Musk passará a ser uma blue chip do tamanho de Berkshire Hathaway, de Warren Buffett

Tesla se juntará ao S&P 500 como a maior nova empresa de todos os tempos do índice
O modelo S70 sedan da Tesla, montadora de carros elétricos de Elon Musk (Foto: David Zalubowski/AP)
  • O anúncio de que a Tesla entrará no S&P 500 em 21 de dezembro aconteceu após meses de especulação e um revés temporário, depois que a ação ficou de fora do rebalanceamento trimestral do índice no início de setembro.
  • A expectativa ajudou a impulsionar uma alta nas ações de quase cinco vezes este ano, para quase US$ 390 bilhões
  • Ela também será uma das mais influentes do índice, com uma ponderação próxima à da Berkshire Hathaway Inc., Johnson & Johnson e Procter & Gamble Co

(Esha Dey e Dana Hull/WP Bloomberg) – A Tesla Inc., a montadora de automóveis de 17 anos que pertence a Elon Musk, deu um passo gigantesco em direção à respeitabilidade de uma blue chip na segunda-feira 16. Ela foi nomeada para um dos índices de ações mais famosos do mundo e deverá ampliar bastante sua base de investidores.

O anúncio de que a Tesla entrará no S&P 500 em 21 de dezembro aconteceu após meses de especulação e um revés temporário, depois que a ação ficou de fora do rebalanceamento trimestral do índice no início de setembro. A expectativa ajudou a impulsionar uma alta nas ações de quase cinco vezes este ano, para quase US$ 390 bilhões, tornando a pioneira na fabricação de veículos elétricos a maior empresa a ser adicionada ao indicador. Ela também será uma das mais influentes do índice, com uma ponderação próxima à da Berkshire Hathaway Inc., Johnson & Johnson e Procter & Gamble Co.

Isso é tão grande que o S&P Dow Jones Indices disse que está buscando feedback da comunidade de investimentos para determinar se a Tesla deve ser adicionada de uma vez ou em duas partes. A empresa que a Tesla deve substituir no índice será informada mais tarde.

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A notícia da inclusão no S&P 500 “provavelmente levará a uma recuperação das ações”, escreveu Joseph Osha, analista da JMP Securities, em nota aos clientes. “Achamos que ainda há uma vantagem”, disse ele, acrescentando que a Tesla deveria ser avaliada como outras empresas “destruidoras de categorias”, como a Apple Inc., em vez de comparada com outras montadoras.

Osha reiterou sua classificação de superação do mercado e preço-alvo de US$ 516. As ações da Tesla estavam sendo negociadas em torno de US$ 450 na terça-feira 17.

“Este foi um dia um pouco feliz e inesperado para mim”, diz Ross Gerber, diretor executivo da Gerber Kawasaki Inc. A Tesla é a principal holding da empresa de gestão de fortunas com sede em Santa Monica, Califórnia, com aproximadamente 130.000 ações, que valiam cerca de US$ 55 milhões até o fechamento de segunda 16.

Depois de analisar o índice na semana passada, “era simplesmente alucinante que a Tesla ainda não estivesse no S&P”, diz Gerber em entrevista por telefone. “Então, com certeza, aqui está.”

Embora a entrada no benchmark seja um rito de maturidade que pode diminuir parte do apelo cult das ações da Tesla, a associação traz benefícios, incluindo compras forçadas por investidores que rastreiam índices e fundos mútuos.

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A inclusão e a rápida recuperação nos últimos meses significam que os gestores de dinheiro que supervisionam os fundos passivos terão que vender dezenas de bilhões de dólares em ações em suas participações existentes no S&P para abrir espaço para a Tesla. Por outro lado, investidores que detêm ações há muito tempo, e que procuravam uma maneira de sair de suas posições, agora podem tentar vender os papéis, pois sabem que os fundos de índice (ETF) precisam comprar.

Essas correntes cruzadas podem significar mais volatilidade, embora isso não seja novidade para a Tesla. Desde a abertura do capital em 2010, a popularidade da empresa com os acólitos de Musk e legiões de day traders tornou a Tesla uma das ações mais voláteis pelo seu tamanho nos Estados Unidos. Uma base de investidores mais estável e institucional poderia ajudar a amenizar essas oscilações.

A Tesla solidificou sua posição como a maior fabricante de carros elétricos em todo o mundo, embora a concorrência esteja lentamente esquentando. Ela superou desafios, incluindo problemas de produção (às vezes graves), uma taxa de consumo massivo de dinheiro e preocupações sobre a demanda por veículos movidos a bateria em uma indústria dominada por carros movidos a gasolina.

Em meados de setembro, a Tesla relatou seu quinto lucro trimestral consecutivo, acalmando os críticos que questionavam sua capacidade de ganhar dinheiro.

Na verdade, tudo o que foi necessário foi Musk insinuar o lucro do segundo trimestre – o quarto trimestre lucrativo consecutivo da empresa – em uma carta aos funcionários no final de junho para desencadear um aumento de 66% nas ações em um período de 17 dias úteis, uma vez que os resultados marcaram o último requisito para a inclusão no S&P 500.

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O preço altíssimo da ação da Tesla também levou a um desdobramento de 5 por 1, uma mudança que visa torná-la mais acessível aos investidores individuais. As ações começaram a ser negociadas com ajuste de desdobramento em 31 de agosto.

“Acreditamos que a trajetória de lucratividade sustentada, evidenciada no trimestre de setembro, foi a gota d’água que colocou Musk e companhia no S&P 500 desta vez”, escreveu Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, em nota aos investidores. Ele tem uma avaliação neutra da ação.

Participar de um dos clubes mais exclusivos do mundo é uma validação para Musk e seu estilo de gestão pouco ortodoxo. Seus principais executivos são pouco conhecidos e raramente disponibilizados para a mídia ou investidores, e Musk corteja a controvérsia como poucos outros gestores corporativos.

Ele brigou com analistas de valores mobiliários, fumou maconha durante uma entrevista e foi processado por fraude por reguladores de valores mobiliários por tweets alegando que ele tinha “financiamento garantido” para tornar a empresa privada.

Ele também reclamou mais de uma vez que o preço das ações da Tesla está muito alto. Mas isso não desanimou os investidores.

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A Tesla aproveitou a boa vontade do investidor com várias ofertas de ações secundárias ao longo da última década, levantando US$ 14 bilhões até fevereiro e outros US$ 5 bilhões em setembro. Isso ajudou a financiar o desenvolvimento de novos veículos e expandir rapidamente a capacidade de fabricação.

A mais recente missão de Musk é tornar a Tesla mais um player global em mercados como a Ásia e a Europa. A montadora recentemente abriu uma fábrica em Xangai e está construindo uma fábrica em Berlim, que Musk visitou na semana passada para reuniões com autoridades locais.

A Tesla também tem uma segunda fábrica em construção nos EUA, perto de Austin, Texas, que deve expandir a gama de modelos da empresa para incluir uma picape chamada Cybertruck.

Musk pretende cimentar a vantagem de ser o pioneiro no mercado de VEs enquanto toda a indústria automobilística passa a adotar os conjuntos elétricos de força, e a avaliação de sua empresa em 13 de novembro era maior do que a da Volkswagen AG, Toyota Motor Corp. e General Motors Co. juntas.

Enquanto a Tesla está sendo recompensada pelos investidores por dominar o mercado global de carros elétricos, a demanda ainda é uma pequena fração das vendas de veículos novos – totalizando menos de 3% nos EUA no ano passado.

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Isso apresenta muitas oportunidades de crescimento, mas ilustra o desafio de tornar os carros movidos a bateria a escolha mais comum.

Ainda assim, o sucesso recente da empresa e sua crescente avaliação também viraram os holofotes para todo o segmento de veículos elétricos, gerando um aumento nas ações de vários novos concorrentes, alguns dos quais ainda têm um longo caminho a percorrer antes do início da produção. As ações da chinesa Nio Inc. subiram 44% em outubro, e a empresa atualmente possui um valor de mercado superior ao da GM.

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