Negócios

Quem são os “Warren Buffett” chineses: Conheça dois investidores que fazem jus ao apelido

Jack Ma e Guo Guangchang construíram suas fortunas do zero e hoje ocupam a 17ª e a 85ª posição, respectivamente, no ranking dos bilionários da Forbes

Quem são os “Warren Buffett” chineses: Conheça dois investidores que fazem jus ao apelido
Warren Buffett, o grande defensor e propagador do value investing. (Foto: Bloomberg /Houston Cofield)
  • Lucro da Fosun International, de Guangchang, recuou mais de 70% no 1º semestre; papéis da empresa amargam queda de 7,34% no acumulado do ano
  • Suspensão do IPO do Ant Group fez ações do grupo Alibaba caírem mais de 10%
  • De guia turístico a bilionário: a história de Jack Ma, o homem mais rico da China

(Luiz Felipe Simões) Para aqueles que não conhecem, Warren Buffett é o CEO e presidente do Berkshire Hathaway. Nascido em Omaha, nos EUA, o investidor de 90 anos é uma das principais referências quando o assunto são investimentos. Com um patrimônio de aproximadamente 83 bilhões de dólares, o oráculo de Omaha, como é conhecido, ocupa sexta posição no ranking de pessoas mais ricas da Forbes e é considerado um dos investidores de maior sucesso no mundo.

Mas não é só os EUA que possui bons investidores. A China também conta com fortes candidatos. De um lado temos Guo Guangchang, que é conhecido como o Warren Buffett chinês por utilizar da mesma tática de operar o fluxo de caixa das operações de seguros para adquirir outros negócios.

Leia também: Warren Buffett 90 anos: as lições de investimentos do Mago de Omaha

Guangchang é presidente e co-fundador da Fosun International. Ele tem 53 anos e residência em Xangai, na China. Atualmente ocupa a 85ª posição no ranking da Forbes, com uma fortuna avaliada em 8,6 bilhões de dólares.

Do outro, temos Jack Ma, co-fundador do grupo Alibaba, que apesar de não utilizar das mesmas táticas de investimentos que o oráculo de Omaha, ambos são bilionários por conta própria e foram rejeitados por Havard. Ma tem 56 anos e hoje é considerado o homem mais rico da China, com uma fortuna de 65 bilhões de dólares, ocupando a 17ª posição no ranking global.

Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Ao longo do texto contaremos suas histórias e porque são considerados investidores de sucesso.

História

A trajetória de Guo Guangchang não foi fácil. Nascido de pai pedreiro e uma mãe que cultivava verduras, precisou se esforçar muito para chegar onde está hoje. Para fundar a Fosun International em 1992 junto com seus colegas da universidade de Fundan em Xangai, o investidor precisou pedir emprestado 38 mil Yuans para amigos e familiares.

Dois anos depois, com 25 anos, Guangchang resolveu fundar a Fosun Pharma, uma de suas primeiras empreitadas na indústria farmacêutica. Após a listagem da companhia em 1998, o empresário pôde expandir os negócios domésticos do grupo Fosun. Com uma abordagem objetiva, a empresa começa a investir na indústria de aço e varejo. Contudo, foi apenas em 2007 que o conglomerado resolveu apostar na globalização, logo depois da sua listagem na bolsa de Hong Kong, que arrecadou 1,5 bilhão de dólares.

Com o dinheiro adquirido na listagem, o grupo começou a trilhar o seu caminho para a globalizar a companhia. Adquirindo uma série de ativos no exterior por conta crise financeira global, Guo Guangchang acabou recebendo o apelido de “Warren Buffett da China” pela imprensa local.

Jack Ma, ou de acordo com sua certidão de nascimento, Ma Yun, também não teve um caminho de sucesso fácil e veio de uma família simples. Seu primeiro emprego foi como guia turístico informal. Foi nessa profissão que ele adquiriu o gosto pelo inglês e também o apelido de Jack, que carrega até os dias de hoje.

Ma conta com certo orgulho que foi rejeitado pela universidade americana de Harvard 10 vezes. Warren Buffett também foi rejeitado pela mesma universidade, contudo, apenas uma vez. Depois de fazer uma viagem para o exterior, o empresário que cresceu sendo ensinado de que “a China é a nação mais rica e feliz do mundo”, mas percebeu que o mundo não era bem assim.

Em 1984, 10 anos depois de sua viagem, Ma resolveu abrir a sua primeira empresa a Hangzhou Haibo Translation Agency. No ano seguinte o empresário teve a oportunidade de conhecer a internet nos EUA, e ao procurar a palavra cerveja, verificou que não aparecia nenhum resultado em chinês.

Foi aí que Ma identificou uma oportunidade de negócio. Junto a um amigo, resolveu criar o China Pages com 2,5 mil dólares emprestados. A empresa tinha como objetivo desenvolver sites para empresas chinesas. O sucesso foi tão grande que depois de um ano a companhia foi comprada pela estatal China Telecom por 185 mil dólares.

Pouco antes dos anos 2000, durante o boom da internet, Ma se reuniu com 17 amigos e compartilhou de uma visão de negócio: a criação de uma marketplace que permitisse comerciantess do mundo todo pudessem vender para qualquer pessoa. Todos os amigos resolveram participar e juntos conseguiram levantar 60 mil dólares, e aí começou o Alibaba.

O projeto foi um sucesso e já começava a chamar a atenção de pessoas do mundo todo. Em outubro de 1999, o Alibaba levantou 5 milhões de dólares do Goldman Sachs e 20 milhões de dólares da empresa japonesa Softbank.

Nos dias de hoje

Atualmente, o grupo fundado por Guangchang é avaliado em mais de 90 bilhões de dólares e tem investimentos em diversas áreas, que vão desde a indústria farmacêutica até o setor de turismo. Em 2017, a Fosun International aceitou vender a seguradora norte-americana Ironshore à Liberty Mutual por cerca de 3 bilhões de dólares.

Com a crise provocada pela covid-19, a Fosun international viu o seu lucro líquido do primeiro semestre despencar 73%. Tal queda se deu pelo fato do setor de turismo ser um dos mais arrebatados pela crise. O grupo é dono da empresa Club Med, que opera 65 resorts em mais de 20 países ao redor do mundo.

Apesar de um ano ruim por conta das operações de turismos paralisadas, no último mês as ações do grupo tiveram uma valorização de 10%.

Já o grupo fundado por Jack Ma, que não tem mais o investidor assumindo a posição de liderança, possui uma valor de mercado e mais de 800 bilhões de dólares. O Alibaba é dono de diversas plataformas de e-commerce e varejo, como o AliExpress, além disso, o grupo conta com um serviço de pagamentos digitais conhecido com Alipay. Em 2014, o investidor bateu o recorde com o maior IPO da história levantando um total de 25 bilhões de dólares.

As ações do grupo registram alta de 32%, segundo o último relatório divulgado pela própria companhia A receita da empresa teve uma aumento de 30% quando comparada com o ano anterior.

Recentemente, Ma esteve envolvido em polêmicas com outro IPO que tinha a possibilidade de bater o seu próprio recorde. A oferta pública do Ant Group estava avaliada em 35 bilhões de dólares. Contudo, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários (CSRC, na sigla em inglês) do país, suspendeu a IPO e convocou Ma e outros executivos a prestar esclarecimentos.

Não há previsão de quando o IPO será liberado, e desde do momento da suspensão, as ações do grupo registram queda de cerca de 10%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos