Mercado

Entenda como a Black Friday vai impactar as ações de varejistas

No tradicional dia de promoções, investidores também buscam bons negócios

Entenda como a Black Friday vai impactar as ações de varejistas
(Foto: Pixabay)
  • Analistas explicam que é dado como certo investidores ficarem de olho no desempenho das companhias que podem se beneficiar com a data especial, como as do setor de varejo;
  • Se já vinham performando bem desde o início da pandemia, é normal então que as expectativas sejam altas em uma data caracteristicamente de boas vendas. Tanto que os seguidores do E-Investidor votaram por uma análise do setor;
  • Caso os resultados do dia de promoções apresentem bons números, é possível que o apetite de investidores por esses papéis aumentem, concordam os analistas.

A black friday já virou uma data cativa na agenda de consumidores ávidos por descontos, assim como as empresas que estão em busca de aumentar suas vendas e receitas. Quem também não perde de vista a sexta-feira de descontos, que este ano acontecerá em 27 de novembro, é o mercado de capitais. Analistas explicam que é dado como certo investidores ficarem de olho no desempenho das companhias que podem se beneficiar com a data especial, como as do setor de varejo.

“A black friday afeta todas ações de varejo, incluindo empresas ligadas indiretamente ao setor, como shopping centers, meios de pagamento e crédito ao consumidor”, explica Gustavo Akamine, analista da Constância Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Foram as varejistas, inclusive, que largaram na frente na corrida de recuperação econômica após o baque da pandemia de covid-19, iniciada no Brasil em março. Se já vinham performando bem, é normal então que as expectativas sejam ainda mais altas em uma data caracteristicamente de boas vendas. Tanto que os seguidores do E-Investidor votaram por uma análise do setor.

“O varejo foi um dos setores que teve a recuperação mais rápida desde o início da pandemia, e o auxílio emergencial pode até contribuir para um melhor resultado durante a black friday”, avalia Ricardo França, analista de research da Ágora Investimentos.

Mas é fato que o grande sucesso aconteceu para as varejistas com maior presença no e-commerce, que avançou o equivalente a anos durante alguns meses da pandemia, em substituição ao comércio físico, fechado na quarentena. O reflexo disso foi visto na Bolsa, em ações de companhias como B2W (BTOW3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3), que dispararam nos meses de crise e ainda acumulam alta no ano.

“As empresas com canais digitais mais desenvolvidos tendem a ter melhor desempenho”, reforça Akamine. “A expectativa é que este ano terá um novo recorde de vendas, mas com atenção a descontos, margens e créditos concedidos de maneira que não afetem margens e rentabilidade num ambiente mais competitivo”, completa o analista da Constância.

Qual deve ser o impacto para as ações?

Por mais que esteja se aproximando, com data prevista para a sexta-feira (27), a black friday ainda não está no centro do radar de investidores, ao menos na avaliação de Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos.

Publicidade

“Neste momento o mercado está de olho nessa injeção de recursos muito grande de investidores estrangeiros, na nova administração nos Estados Unidos, nas reformas voltando à tona no Congresso Nacional. Então o mercado não mirou tanto para a black friday ainda”, justifica Carvalho.

Em geral, os efeitos são mais perceptíveis nas ações após a divulgação dos resultados, normalmente em dezembro. Ainda assim, não há de se descartar a possibilidade de movimentos na curva desses papéis alguns dias antes da sexta-feira de descontos.

“Como o mercado está sempre se antecipando aos fatos, chegando próximo ao evento, as ações podem até ter uma performance melhor. Mas é em cima de uma expectativa que pode ou não se confirmar no balanço”, explica França.

Caso os resultados do dia de promoções apresentem bons números, é possível que o apetite de investidores por esses papéis aumentem, concordam os analistas.

Quais papéis podem se beneficiar?

Quando a questão é quem deve sair na frente na black friday, Via Varejo e Magazine Luiza são os dois cases mais ressaltados pelos analistas. “Olhando para a exposição ao e-commerce, a nossa preferência é pela VVAR3. É um papel que nós temos recomendação de compra”, diz o analista da Ágora.

Para França, a Magazine Luiza, que vem surpreendendo de forma positiva nos últimos resultados, também pode alimentar uma boa expectativa em relação a esse período. Já a B2W, para ele, seria uma opção mais de longo prazo.

Publicidade

Já Carvalho atribui à Via Varejo um “excelente caso de turnaround”, onde a companhia atingiu uma penetração online muito grande, por volta dos 40% no terceiro trimestre. Além disso, a varejista dona das Casas Bahia e Ponto Frio, tem investido em aquisições de empresas tecnológicas, mirando no omnichannel, ou seja, na conexão do varejo físico com o on-line.

“Quando a gente faz a avaliação e fragmenta a receita bruta da companhia, nota-se que o crescimento da receita online foi mais de 278% na comparação do terceiro trimestre de 2020 contra o terceiro trimestre de 2019. É um crescimento absurdo”, diz Carvalho.

O analista da Toro também reforça a atuação consolidada da Magalu no setor, por ser uma empresa que “sabe fazer o e-commerce acontecer”. “Mais de 50% das suas vendas vêm do canal digital. Então ela já está mais consolidada nesse sentido. A Via Varejo está buscando avançar mais nessa linha”, compara Carvalho.

Independentemente das escolhas na tomada de decisão, Akamine lembra de alguns cuidados específicos na análise das companhias durante o dia de promoção. “O investidor deve analisar outros fatores como experiência de uso, interface de usuário, escalabilidade e pós venda dos canais digitais dos varejistas e marketplaces. Pode também monitorar índices como o Reclame Aqui, realizar consultas em motores de pesquisa e download e avaliação de apps”, diz o analista da Constância.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos